Franz Weissmann

Neoconcretas

Neoconcretas - Texto de: Sônia Salzstein


A desenvoltura neoconcreta

Em 1957, como se sabe, Weissmann reunia-se ao grupo neoconcreto, no qual encontrava interlocutores privilegiados para suas indagações em torno daquele vazio ativo, e uma prolífica via alternativa ao cientificismo dominante no movimento de São Paulo.(...)

Mas o acontecimento decisivo desses anos é que Weissmann principiava a empregar como elemento autônomo o plano que servira de matriz aos módulos vazados; surgia assim uma variedade admirável de trabalhos a partir de uma mesma matriz originária – a chapa de ferro com o círculo vazado ao centro, na qual só remanesciam as bordas exíguas. Com esse procedimento, o artista assinalava a autonomia e o caráter singular daquele evento formal, sem com isso negar a universalidade do módulo construtivo, sua infinita adaptabilidade ao espaço; a chapa vazada, de fato, mostrava todas as suas potencialidades quando era desafivelada da lógica da seriação. Ao mesmo tempo, como aquela consideração particularizada do módulo desfazia a malha de efeitos ópticos que sua repetição propiciava, Weissmann acabava pontuando seu distanciamento das pesquisas cinéticas, um importante filão da tradição construtiva que em geral cerrava fileiras com os pressupostos racionalistas da tradição concreta internacional.

O “módulo neoconcreto” acompanharia toda a produção subseqüente de Weissmann, como revelam, por exemplo, as séries de esculturas conhecidas pelos títulos genéricos de 'Espaço circular em cubo virtual', 'Três pontos' (uma alusão ao equilíbrio obtido em posição instável) ou 'Terra'. Mas, antes que fosse possível chegar ao dinamismo barroco dessas obras, que dão a impressão de girar em torno de um eixo imaginário, o artista teve de submeter o módulo a infinitas torções. Sempre estimulado pela idéia de constituir uma profundidade que se deixasse envolver pelo espaço circundante, e recorrendo para tanto apenas à operação de deslocar e desdobrar os planos, o escultor trouxe à tona toda uma constelação de módulos neoconcretos. Estes podiam ser fletidos em ângulos diversos, prescindir ou manter o círculo em seu “interior”, posicionar-se ortogonalmente no solo ou em complexos arranjos diagonais. (...)

©Sônia Salzstein - 'Franz Weissmann' - Cosac & Naif Edições - 2001


 

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